Relatos de experiências com etnoesporte e atividades físicas em terrítorios indígenas e urbanos

Autores

  • Everson Carlos da Silva Bacharel em esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2003). Preparador físico de lutas, professor de judô e levantamento de peso.

Palavras-chave:

Etnoesporte, Esporte e identidade cultural, Educação Física Tradicional, Cultura corporal de movimento, Direitos indígenas

Resumo

Este artigo examina a conexão entre etnoesporte, atividades físicas e culturas indígenas em contextos urbanos no Brasil, enfatizando a importância dessas práticas para a identidade cultural e resistência indígena. Inspirado na experiência do autor nos Jogos dos Povos Indígenas em 2002, o texto destaca o etnoesporte como ferramenta para preservar e exaltar tradições culturais e étnicas. O dever do Estado em apoiar o esporte como manifestação cultural, conforme estabelecido pela Constituição Federal de 1988, é sublinhado. Eventos como a corrida de toras na Semana de Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (USP) exemplificam como o etnoesporte indígena reforça a identidade cultural e promove inclusão social. O artigo ressalta a importância do etnoesporte na manutenção de tradições e saberes indígenas, destacando seu papel na educação física e desenvolvimento sustentável. Conclui-se que o etnoesporte, além de uma prática física, é um patrimônio cultural valioso, essencial para o diálogo sobre esporte, cultura e identidade indígena.

Downloads

Publicado

2024-01-25