Sobre a Revista

A Revista LEETRA Indígena é uma produção vinculada ao Laboratório de Pesquisa "Linguagens em Tradução"/LEETRA(CNPq) e ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCar). Há cerca de dez anos, vem buscando, de forma colaborativa e no âmbito de redes de pesquisa nacionais e internacionais, preencher um espaço de valorização de línguas, culturas, artes, conhecimentos e saberes de indígenas brasileiros como, também, de outros países.

Edição Atual

v. 1 n. 18 (2021): Revista Leetra Indígena. Edição Especial: Programa Voz Indígena - uma experiência cinematográfica
					Visualizar v. 1 n. 18 (2021): Revista Leetra Indígena. Edição Especial: Programa Voz Indígena - uma experiência cinematográfica

LEETRA Indígena acolhe, preferencialmente, artigos, resenhas, ensaios, relatos, autobiografias, poemas, crônicas, contos ou outras modalidades de textos verbais e não verbais de indígenas de diferentes etnias brasileiras ou de outros países.
Acolhe, também, textos de diferentes modalidades escritos por autores não indígenas que tenham como temas: descrição de línguas e culturas indígenas; literatura indígena; artes verbais ameríndias; etnomusicologia; etnomatemática; astronomia indígena; história dos movimentos indígenas; resistência, resiliência e territorialidade.
Há, ainda, espaço para textos de teor acadêmico, que resultem de pesquisas em torno das temáticas aqui apontadas, priorizando-se a utilização de linguagem que, sendo de cunho científico e acadêmico, tenha como intuito principal a divulgação dos resultados de pesquisa para o público em geral, e não somente para especialistas.

Publicado: 2021-12-24
Ver Todas as Edições

Edições da Revista

A Revista LEETRA Indígena teve seu primeiro número publicado em 2012, ano em que se deu, sob a coordenação do Grupo de Pesquisa LEETRA/UFSCar (CNPq), o evento “I Caxiri na Cuia” na Universidade Federal de São Carlos, onde estiveram presentes, entre outros, os escritores indígenas Daniel Munduruku, Rosi Waikhon, Olívio Jecupé, Tiago Hakiy e Cristino Wapichana.

Quer saber mais sobre a Revista LEETRA Indígena? Clicando aqui você tem acesso a dezessete números, produzidos entre os anos de 2012 e 2015. Para edições a partir de 2021 acesse o menu anteriores e confira todas as edições na íntegra.