Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão

A revista LEETRA INDÍGENA aceita submissão de trabalhos em fluxo contínuo.

Os trabalhos submetidos à LEETRA INDÍGENA devem ser inéditos e devem ser enviados pelo sistema. Adaptações de trabalhos já publicados podem ser aceitas, desde que o texto submetido seja em sua maior parte original e haja a menção aos itens que já aparecem em outras publicações. Utilizamos o software Plagiarism para averiguar eventuais similaridades do texto submetido a nossa revista com outros textos, e ele pode ser consultado pelos autores para melhor entendimento do assunto antes de iniciar sua submissão.

Se o(s) autor(es) não possui(rem) cadastro, devem realizá-lo para poder iniciar a submissão.

São critérios para avaliação dos trabalhos

- relevância para a área do conhecimentos à qual se refere;

- consistência teórica e argumentativa;

- consistência metodológica;

- referências bibliográficas condizentes;

- escrita condizente ao gênero;

- coerência com as normas técnicas.

Após submetido à comissão editorial da revista, o trabalho será encaminhado a dois pareceristas e, no prazo máximo de três meses, serão enviados ao(s) autor(res) os pareceres. Caso sejam solicitadas modificações no trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão), em prazo de 20 dias, efetuá-las e reenviar o trabalho para a revista, inserindo o arquivo no sistema, dando continuidade ao processo de submissão. Caso os pareceres sejam contraditórios, um terceiro parecerista será escolhido pelo Editor para avaliar o trabalho.

Pareceristas serão mantidos no anonimato ao longo de todo o processo de edição do trabalho e após sua publicação. Durante o processo de submissão/edição, autores também serão mantidos no anonimato. Para tal, no ato da submissão, o(s) autor(es) deverão, no texto apresentado, substituir por XXXXXX qualquer autocitação ou citação do autor em coautoria. Somente após a aprovação do trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão) completar os itens eliminados.

Características do trabalho

(1) Serão aceitos trabalhos dos seguintes gêneros discursivos: artigo (teórico e aplicado), ensaio, resenha, contos, crônicas, poemas, observados os seguintes tamanhos dos arquivos:

- artigo – 5000 a 8000 palavras

- ensaio – 3000 a 5000 palavras

- resenha – 2500 a 4000 palavras, de obras de interesse às temáticas da Revista

- textos do gênero literário (contos, crônicas, poemas) - sem definição de extensão

(2) O Título do trabalho deverá ser centralizado, em maiúsculas, em negrito, seguido do título na segunda língua escolhida pelo(s) autor(es), também centralizado, ambos em fonte Times New Roman, tamanho 12.

(3) O Resumo, de 150 a 180 palavras, deverá ser apresentado em duas línguas: português e inglês ou espanhol, para trabalhos em português; resumo em português, para trabalhos escritos em outras línguas (inglês, francês, espanhol). Deverá conter objetivo, indicação sumária da teoria de relevância, dados metodológicos e resultados encontrados.

(4) Após o Resumo, deverão ser apresentadas palavras-chave – mínimo 3 e máximo 5. As mesmas palavras-chave deverão ser apresentadas na segunda língua escolhida pelo(s) autor(es), após o resumo nessa língua.

(5) O texto deverá ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens de 2cm.

(6) Notas de rodapé, numeradas a partir de 1, poderão ser utilizadas em pé de página ao longo do texto, para inserção de comentários, quando necessários. Não utilizá-las para indicação de Referências.

(7) Todo trabalho deverá apresentar seções numeradas, iniciando em (1) Introdução. 

(8) Documentos complementares (ex.: anexos, apêndices) deverão ser inseridos após as Referências, numerados a partir de 1 (Ex.: Anexo 1, Apêndice 1...)

(9) Qualquer tipo de agradecimento (parceiros, revisores, agência financiadora etc.) poderá ser mencionado em nota de rodapé, na página inicial do trabalho.

(10) Citações de até três linhas serão apresentadas no corpo do trabalho, entre aspas e sem itálico. Sobrenome do autor, data e página entre parênteses.

(11) Citações com mais de três linhas deverão ser apresentadas em parágrafo à parte, fonte 11, sem itálico, afastamento de 4 cm da margem esquerda.

(12) Referências (somente de autores/documentos citados no corpo do texto) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, ao final do texto, com o título Referências Bibliográficas, de acordo com as normas ABNT.

(13) Tabelas, fotos, figuras e gráficos deverão apresentar legenda em fonte 11, com a indicação da autoria.

(14) Caso seja necessário o uso de ênfase ao longo do texto, utilizar itálico e não negrito ou sublinhado. Não usar aspas em caso de ênfase; somente usá-las para citações.

(15) Não utilizar idemibidem no corpo do texto.

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