O EDUCAÇÃO INDÍGENA KAINGANG: MEDIAÇÕES, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS (CANELA/RS)

Autores

  • Maria Laura Brito Ortis Universidade do Caxias do Sul

Palavras-chave:

História, Educação Indigena, Mediaçoes, Memórias, Tradiçoes

Resumo

Este artigo é recorte da Dissertação do Mestrado em Educação e está vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado da Universidade de Caxias do Sul. A investigação trata do grupo Kaingang que vive em Canela/RS e o problema que mobilizou a investigação foi: como as experiências vividas e compartilhadas permitem preservar as memórias e as histórias ancestrais? E como mediam os saberes construídos para preservação cultural? A pesquisa teve como objetivo geral: analisar o processo de preservação de saberes e culturas por meio de mediações no grupo Kaingang que vive em Canela/RS, pensando nas tradições, memórias e histórias do grupo. Para sua realização, além de pesquisa bibliográfica, metodologicamente realizou-se entrevistas fundamentadas na História Oral. A partir de entrevistas, apresento a análise das memorias e tradições desse grupo, o qual é interligado com o cosmo, com entendimento na compreensão dos aspectos da natureza. É importante perceber que os Kaingang mantêm muito vivas em suas memórias as formas de ensinar as crianças de acordo com seus processos próprios e isso está sendo resinificado como um importante espaço de fortalecer a construção e o empoderamento do povo Kaingang. A vida dos indígenas Kaingang funciona com base na espiritualidade, que permeia aspectos culturais no respeito à identidade: as pinturas na confecção dos artesanatos e a manutenção das tradições, da história, do idioma e do conhecimento indígenas enaltecem os saberes ancestrais.

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Publicado

2025-09-05